Mato Grosso, S�bado, 27 de Abril de 2024     
Novo Portal
Iniciativa de egressa a Unemat contribui para saúde mental de profissionais no combate à Covid-19
ENSINO SUPERIOR
Iniciativa de egressa a Unemat contribui para saúde mental de profissionais no combate à Covid-19
28/07/2020 11:53:30
por Danielle Tavares com informações Coren/MT
Foto por: Arquivo Coren/MT

Em Poconé, cidade com 32,8 mil habitantes (104 km da capital, Cuiabá), a iniciativa da enfermeira egressa da Unemat, Aline da Silva Caldeira, contribui para propiciar maior saúde mental, alívio do stress, ansiedade e até prevenir quadros de depressão, entre profissionais de Enfermagem na linha de frente no combate à Covid-19.

A técnica utilizada pela enfermeira Aline da Silva Caldeira é denominada auriculoterapia, que cuida de problemas de saúde física, mental ou emocional, mediante a estimulação da superfície da orelha. Trata-se de uma das Práticas Integrativas e Complementares (PICs), tratamentos com recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais e populares.

Semanalmente, são atendidas 46 pessoas. “Agendamos um dia da semana e reunimos estes profissionais para fazer as sessões de auriculoterapia, onde temos o acolhimento, a conversa, preenchemos um relatório com os dados do paciente, levantamos comorbidades, temos escalas para quantificar níveis de dor, ansiedade, depressão”, disse Aline.

Segundo ela, os resultados são muito positivos. “A gente consegue reduzir bastante os níveis de stress, ansiedade e todas as consequências que eles causam aos profissionais. Conseguimos alcançar o bem estar físico e psíquico, temos relatos de melhora e está sendo um projeto bem bacana”, comemorou.

O trabalho com a auriculoterapia, já realizado por ela na unidade de saúde onde trabalhava, chamou a atenção da Secretaria Municipal de Saúde, que decidiu adotar a técnica para atender os profissionais de saúde da atenção primária e da secundária.

“Me sinto satisfeita em poder auxiliar os colegas profissionais, contente em poder ofertar algo que aparentemente é simples e faz diferença, em integrar uma equipe que  se preocupa com a saúde psicológica dos seus colaboradores, em utilizar ferramentas alternativas e fazer o bem ao próximo nesse cenário conturbado que está causando pânico e sobrecarga em grande parte dos profissionais”, finalizou a enfermeira Aline.

A iniciativa reúne também a Vigilância Epidemiológica e as coordenadorias de Atenção Básica de Atenção Secundária do município.

Segundo o Ministério da Saúde, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece, de forma integral e gratuita, 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares (PICS).

 Saiba mais- A iniciativa vem dando tão certo que foi destacada na página do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren/MT). Leia texto na íntegra: http://mt.corens.portalcofen.gov.br/enfermeira-leva-terapia-anti-stress-a-profissionais-da-linha-de-frente_14511.html

 

 

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24692 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada